Intimidade com Deus – Fonte de incontáveis Vitórias (parte 1)

Na Palavra encontramos por diversas vezes Deus dando passos de iniciativas para ter intimidade com o seu povo, ou seja, para se aproximar daqueles que Ele ama. Na maioria das vezes, Deus sempre sai vencendo nessas tentativas, sai vencendo porque Ele é sempre insistente conosco.
Não somos fáceis, principalmente quando o assunto é se abrir a uma intimidade sincera com alguém que conhecemos, imagine para com Deus, que é mistério para nós. Se temos dificuldade para manter relacionamentos com quem vemos, apalpamos e conhecemos, teremos mais dificuldades ainda com Deus que não vemos, não apalpamos e não conhecemos.
Mas muitos de nós desconhecemos que para termos bom êxito, sucesso, vitórias em tudo o fazemos, precisamos nos unir a Deus na Intimidade. A intimidade com o Senhor é o passo inicial de inúmeras vitórias em nossas vidas e na vida daqueles que estão ao nosso redor, é o passo que fundamenta transformações, conversões, curas, libertações e milagres.
Aqui vai algumas ensinos que nos ensinarão e muito sobre esta sublime decisão de aceitar ter uma vida de intimidade com Deus, de aceitar se aproximar do Esplendor que rege todas as coisas.

1- O PRIMEIRO PASSO É SEMPRE DE DEUS.
Para um relacionamento começar e começar bem, alguém tem que dar o primeiro passo, esta atitude é importantíssima, pois, dependendo do jeito que a pessoa inicia um diálogo ou outra coisa qualquer àquele relacionamento pode começar bem ou mal.
Deus sempre dá o primeiro passo, nunca somos nós, nunca.

“ Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi…” (Jo 15,16)

A partida é sempre de Deus, Ele que nos escolhe e utiliza todos os meios possíveis e impossíveis para isto, tal como é, que nosso chamado sempre é um mistério, podemos tentar ficar explicando aqui e ali como Deus nos chamou, mas é sempre misterioso para nós. Há meio que Deus se utiliza para iniciar uma amizade conosco que não estão disponíveis, ainda, ao nosso conhecimento, talvez, a nossa primeira pergunta quando chegar no céu seja esta: “Senhor, o que fizeste?”.
Jesus chamou muitos para ter intimidade com Ele, chegou a chamá-los de amigos, encontramos nos Evangelhos pessoas que foram abordadas por Jesus.
Um exemplo clássico, é o diálogo de Jesus com a Samaritana, é fantástico observar os passos que o Senhor dá para vir ao nosso encontro. Se observamos bem, Jesus inicia a conversa com àquela mulher assim: “Pediu-lhe Jesus: dá-me de beber” (Jo 4,7).
Estranho não? Sim!!, mas Deus mais uma vez usando suas estratégicas para se aproximar de quem ama.
O diálogo de Jesus com aquela mulher iniciou com um pedido natural, muito estranho por sinal, porque os judeus e os samaritanos não se falavam, mas li começa um relacionamento que provocará no coração da samaritana uma profunda cura interior, ela ali naquele momento de intimidade experimenta a graça da cura, ela não pôde dar o que Jesus pedia, mas Ele sim pode dar o que ela mais precisava.
Ai esta uns dos pontos que dificulta nossa amizade com Deus – achamos que precisamos dar tudo aquilo que Deus nos pede, mas não é assim, é Deus que acaba dando o que precisamos.
Se Deus um dia pedir algo a você, tenha certeza, que é Ele que acabará dando à você o que precisa, e por conseqüência disto vamos nos entregando à Ele mais e mais.
Ele nunca cobrará nada de nós para iniciar uma amizade para conosco – nem a Santidade. A Santidade é conseqüência de uma bela amizade com Deus, não é o ponto de partida.

2- O SENHOR QUER SE ENTRETER COM QUEM AMA.

“O Senhor se entretinha com Moisés face à face como um homem fala com seu amigo” (Ex 33,11)

A face sempre revela a pessoa. Ver a face do outro significa simplesmente ver a pessoa.
Se reconhece que alguém esta feliz, triste, amargurado, preocupado, irado pela sua face, portanto, a face é a própria pessoa revelando quem é.
A face revela o que somos, identifica quem somos, reflete todos os sentimentos e a atitudes.
Moisés se entretinha com o Senhor face à face. Deus buscava conhecer Moisés e Moisés buscava conhecer profundamente a Deus, tanto um quanto o outro conheciam suas faces, seus traços, era uma amizade sendo travada pelo conhecimento de um para com o outro.
Na Palavra, ver a face de um rei é o mesmo que ser admitido à sua presença. Aqueles que veêm a face do rei começam a compor sua comitiva pessoal.
Deus também deseja profundamente se entreter conosco face à face, isto é, com intimidade. Ele quer revelar com detalhes quem Ele é para nós, Ele quer mostrar todo o seu caráter.
E é a partir deste entretimento com Ele, desta genuína intimidade, que vamos identificando a pessoa de Deus e obtendo vitórias e bênçãos.

3- RELACIONAMENTO EXIGE RUPTURA.

Sempre foi assim e ainda é hoje, todo relacionamento exige renúncias, rupturas.
Quem ama sempre romper com aquilo que fere o amado, mesmo que não queira, rompe porque ama. No relacionamento de um casal é notável quando há amor sincero pela renúncia de um e de outro.
A renúncia é o termômetro visível de um bom relacionamento, renunciamos na medida que amamos.
Os que pensam somente em si, dificilmente consegue manter um relacionamento saudável.
Por isso que quando aceitamos uma vida de intimidade com o Senhor é natural deixarmos para trás muitas coisas, sobretudo aquelas que contradizem o amor de nosso Amado. Vamos rompendo até mesmo sem perceber com tudo o que prejudica nossa intimidade com Ele; é certo também dizer, que por muitas vezes, se não na maioria delas, a renúncia é acompanhada de lágrimas e angústias, mas quando conseguimos romper com aquilo que pode desfazer nossos laços com o Senhor, nossa alma rejubila, nossa alma canta incansavelmente por ter alcançado tal decisão, então, podemos chegar a conclusão que quando renunciamos algo que causa desgostos no coração de Deus obtemos a felicidade interior. O segredo da Alegria da alma é se entregar sem reservas para o amado de nossa alma, que é o Senhor. A alma anseia por Deus desde sua origem e só sossegará segura, quando estiver inteiramente nos braços do seu Senhor.

“ A verdadeira circunsisão é a do coração.” (Rm 2, 29)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: